Hoje existem diversas
ferramentas da qualidade que possibilitam análise e melhoria dos processos
internos da organização. Estudiosos estruturam as ferramentas da qualidade para
melhorar o gerenciamento dos processos e a analise dos resultados. Cada
ferramenta possui uma finalidade específica. Se usada corretamente, ela
possibilitará a alta direção da empresa dados significativos para tomada de
decisões.
As ferramentas da
qualidade mais utilizadas são as “7 Ferramentas básicas da qualidade”, São
elas:
- Diagrama de Pareto
- Diagramas de causa-efeito (espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa)
- Histogramas
- Folhas de verificação
- Gráficos de dispersão
- Cartas de controle
- Fluxograma
Estas ferramentas são chamadas de básicas porque são satisfatórias para pessoas com pouco treinamento
formal em estatísticas e podem ser usadas para resolver a maioria dos assuntos relacionados
com a qualidade.
A utilização das ferramentas de qualidade
são definidas de acordo o problema
envolvido, as informações obtidas, dados históricos disponíveis, e do
conhecimento do processo em questão em cada etapa.
Abaixo seguem alguns exemplos das Ferramentas de Qualidade
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Fontes:pt.wikipedia.org/wiki/Sete_ferramentas_da_qualidade
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